Falta de tempo ou fuga de si mesmo?

Muitas pessoas, quando recebem a sugestão de buscar psicoterapia, alegam como motivo comum a falta de tempo. No entanto, esse motivo pode estar escondendo uma profunda resistência em enfrentar questões emocionais difíceis. A suposta falta de tempo pode mascarar um medo subjacente de lidar com conteúdos emocionais reprimidos no inconsciente, tais como traumas não resolvidos, conflitos internos ou padrões de comportamento prejudiciais.

Enfrentar alguns aspectos de nós mesmos pode parecer assustador. Por isso, é possível que, inconscientemente, busquemos evitar esse desconforto em vez de confrontá-lo de frente. Contudo, adiar a busca por ajuda pode apenas prolongar nossos sofrimentos emocionais, gerando estresse e ansiedade e agravando problemas de saúde mental. Ignorar os sinais de que algo está errado não faz com que os nossos problemas desapareçam, apenas os mantêm escondidos sob a superfície.

Em vez de usar a falta de tempo como desculpa para evitar o processo psicoterapêutico, vale a pena considerar o impacto disso a longo prazo. Priorizar o cuidado com a saúde mental é essencial para uma vida mais equilibrada e satisfatória. Nesse sentido, fazer psicoterapia não é apenas uma forma de enfrentar nossos desafios emocionais, mas também um ato de autocuidado e investimento em nosso bem-estar emocional.

Se você se identificou com o tema desse texto, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas enfrentam dificuldades semelhantes e podem se beneficiar de um espaço terapêutico acolhedor e seguro. Eu sou psicanalista e estou disponível para te ajudar. Entre em contato comigo se você quiser saber mais sobre o meu trabalho ou agendar uma consulta!


Comentários

Deixe um comentário

Um site WordPress.com.